Pular para o conteúdo principal

Condomínio Sustentável – Como Fazer?

A crise planetária ambiental provocada pelo aquecimento global e por inúmeras catástrofes climáticas que estão se tornando cada vez mais frequentes; fez com que uma luz de alerta se acendesse na humanidade em busca por soluções e formas de tornar nossa convivência com a natureza mais harmônica e mais agradável para ambos os lados. Não há uma fórmula mágica para resolver esse problema que preocupa uma grande parte da população mundial e cientistas de várias nacionalidades. Reduzir nossa sanha consumista e entender que devemos tratar com respeito à natureza que pode, sem aviso, simplesmente decretar nossa extinção ao nos negar os recursos mais básicos para nossa existência.

Isso e outras ações começaram a provocar mudanças na forma de pensar de empresários e empreendedores ao redor do mundo e a consciência ecológica tomou corpo crescendo por toda parte. Assim, nasceram os imóveis sustentáveis como uma opção para moradia ecologicamente correta, que respeitasse o meio ambiente desde o momento em que fossem planejados.


Mas seria necessário viver em imóveis rústicos e sem conforto algum apenas para respeitar o meio ambiente e viver com mais harmonia com a natureza? De forma alguma. Muitos arquitetos se debruçaram sobre as suas pranchetas e perderam horas e horas de sono imaginando uma forma de como tornar um condomínio sustentável sem necessariamente serem obrigados a transformá-los em casas rústicas e de pouco conforto.

A linha do imóvel sustentável que venceu essa barreira do estereótipo; pretende tornar o condomínio sustentável muito mais parecido com um clube ou um “resort” do que, propriamente, com uma caverna embolorada. Além de todos os benefícios dos prédios sustentáveis e toda a forma de reciclagem possível, o condomínio sustentável de hoje em dia incorpora inúmeros elementos em sua infra-estrutura que os tornam extremamente aprazíveis para os seus moradores e invejados locais de moradias para quem visita um desses condomínios. Com uma economia média de trinta por cento nos custos das contas de água e de energia desses condomínios e, em muitos casos, até das unidades habitacionais, esses condomínios se transformaram numa fonte irresistível de atração para compradores e grandes sucessos de vendas.

Assim, inseridas num verdadeiro paraíso, as pessoas começam a tomar entendimento de que os “pequenos sacrifícios” a que podem estar submetidas (como não fumar nas áreas públicas, preocupação constante com a utilização da água nos apartamentos, etc…) servem apenas para proporcionar os enormes benefícios que estarão a sua disposição; bem ali, em suas casas.

Assim, ao determinar como tornar o empreendimento sustentável sem ser obrigado a abrir mão do luxo e do conforto que os materiais de alta tecnologia e de grande apelo proporcionam, arquitetos e engenheiros acabaram descobrindo um verdadeiro mapa da mina para o sucesso e para a construção de empreendimentos sustentáveis cada vez mais aprazíveis e mais disputados pela clientela que busca qualidade de vida, e está disposta a pagar um pouco mais por isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios