Pular para o conteúdo principal

BASF apresenta seu modelo de casa energeticamente eficiente

Cerca de R$ 3 milhões serão investidos no projeto CasaE


O projeto do escritório Athié Wohnrath para a Basf
(crédito: Divulgação)
A BASF, gigante mundial do setor químico, anuncia o lançamento da pedra fundamental de sua primeira Casa de Eficiência Energética no Brasil, a CasaE, projeto inovador que será construído em apenas seis meses, utilizando produtos e técnicas construtivas sustentáveis. A casa estará localizada na Avenida Vicente Rao (zona sul de São Paulo) e reunirá, em um único espaço, tecnologias que atendem às demandas globais avaliadas pela BASF como grandes desafios para os próximos anos e que servirão como direcionadores de processos de inovação e sustentabilidade dentro da empresa. Dentre eles está o conceito de urbanização, com ramificações para os setores de construção e cuidados para o lar, já que no ano de 2050 cerca de 75% da população mundial viverá em cidades.
“O mercado da construção é estratégico para o crescimento da empresa nos próximos 10 anos. Esse é um dos motivos que levam a BASF a investir no desenvolvimento da CasaE. Queremos mostrar que o conceito construtivo (método, técnica e produtos) utilizado na CasaE pode ser utilizado em uma moradia comum, sendo totalmente factível ao mercado. Queremos, aos poucos, transformar a cultura da indústria da construção e de seus consumidores”, diz Alfred Hackenberger, Presidente da BASF para a América do Sul.
Para a construção da CasaE serão implementadas diversas soluções e inovações da BASF, com impacto direto na redução do consumo de água, energia e emissão de CO2. Além disso, o projeto pretende oferecer respostas para o mercado da construção sustentável, como a rapidez dos processos, moradias mais acessíveis, a durabilidade dos materiais utilizados e seu reaproveitamento, além da saúde e conforto dos ocupantes.
Principais inovações
O grande destaque na CasaE é seu sistema construtivo. Consiste em um painel de cerâmica estrutural e fundação de alvenaria, paredes, piso e laje executados em Sistema EIFS (Exterior Insulation and Finish Systems) -  placas de poliestireno expandido da BASF, sob a marca Neopor®, e em Sistema ICF (Insulated Concrete Formwork) - tijolos fabricados com esse mesmo material. Segundo a empresa, tais soluções proporcionam um excelente isolamento térmico, permitindo atingir uma economia de aproximadamente 70% de toda a energia consumida pela casa. Além disso, espumas especiais serão aplicadas para o conforto acústico e térmico no interior da CasaE.
Já os poliuretanos entram na CasaE na forma de soluções utilizadas para conforto térmico e redução no consumo de energia, além de oferecer compostos para construção de pisos drenantes, sob as marcas Elastocoat® e ElastopaveTM. Os produtos químicos para construção aumentam a eficiência da hidratação do cimento, reduzindo o uso de água e emissões de CO2. 

As tintas imobiliárias Suvinil e Glasurit, também da BASF, também estarão presentes na CasaE. A Suvinil AntiBactéria será utilizada na parte interna da residência. A linha de acrílicos Suvinil Contra Mofo e Maresia, que resiste às intempéries, e a Glasurit Alvenaria, que oferece maior rendimento, cobertura e durabilidade, serão aplicadas na parte externa da casa.
O projeto da CasaE foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Athié Wohnrath e terá uma área construída de aproximadamente 400 metros quadrados, em dois andares. Além disso, a BASF conta com a parceria de empresas como: Elevadores Atlas Schindler, Grupo Bosch, Deca, Gerdau, Guardian, Grupo Knauf, Grupo LG, Supermix, Tigre, Veka e Fundação Espaço ECO.
Ficha Técnica:
Athié Wohnrath: projeto arquitetônico, gerenciamento e construção da CasaE.
Elevadores Atlas Schindler: elevador panorâmico e manutenção.
Grupo Bosch: painéis solares para aquecimento de água, placas fotovoltáicas, sistemas de segurança e detecção de incêndio.
Deca: louças e metais sanitários.
Fundação Espaço ECO: promover o desenvolvimento sustentável por meio do compartilhamento de conhecimento e tecnologias aplicadas em ecoeficiência.
Gerdau: perfis metálicos, vergalhões, tubos e chapas.
Guardian: vidros especiais e espelhos.
Grupo Knauf: Placas de gesso para forro e dry-wall.
Grupo LG: condicionadores de ar.
Supermix: concreto.
Tigre: tubos e conexões.
Veka: perfis de PVC para portas e janelas.
Fonte: Portal EA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios