Pular para o conteúdo principal

Tetra Pak e o pós-consumo - Embalagem Sustentável - Sustainable Packaging

A Tetra Pak é uma embalagem cartonada, mais conhecida caixinha Longa Vida, usada para a proteção e transporte de produtos líquidos ou pastosos, que necessitam de uma boa barreira contra os efeitos do ambiente externo à embalagem. Quando surgiu no mercado foi uma inovação para vários produtos que dependiam a refrigeração para conservar os seus produtos nos supermercados.
Para ter uma barreira eficiente, sem ncessitar de refrigeração. a embalagem cartonada da Tetra Pak é feita de três materiais básicos que juntos resultam em uma embalagem muito eficiente, segura e leve.
Cada material tem uma função especfica:
  1. Papel: garante estrutura embalagem;
  2. Polietileno: protege contra umidade externa, oferece aderência entre as camadas e impedem o contato do alimento com o alumínio;
  3. Alumínio: evita a entrada de ar e luz, perda de aroma e contaminações.
Através da combinação destes três materiais, a Tetra Pak produz um material de embalagem com excelentes propriedades e performance que proporcionam às embalagens:
Porém após o seu consumo, a separação e a reciclagem desses 3 materiais, virou um desafio para todos os envolvidos no consumo desse material. A separação dos materiais necessita de equipamentos especiais e integração de toda a cadeia.
A reciclagem das embalagens cartonadas pós-consumo fazem parte das metas ambientais estabelecidas pela Tetra Pak em seu sistema de Gestão Ambiental. Eles ajudaram a desenvolver uma tecnologia adequada de reciclagem e incentivam a coleta seletiva.
Vejam como é o ciclo de vida da embalagem Tetra Pak:

Matéria-prima
O papel utilizado é o duplex, com uma camada branca, que não utiliza cloro para alvejamento, e uma parda. O papel é produzido a partir de florestas certificadas pelo Forest Stewardship Council – FSC. Os fornecedores de plástico e aluminio também são certificados pela ISO 14001.
Transportecaminhão
O transporte de matérias-primas é otimizado, evitando gastos com combustíveis e minimizando a poluição. Na fábrica de Ponta Grossa – PR, as bobinas chegam via férrea.
Processo Produtivo Bobinas
Todas as etapas de produção de embalagens possuem metas, procedimentos e instruções para diminuir os impactos ambientais.
Envase
A colocação do alimento na embalagem é uma etapa crítica e bem controlada para evitar desperdícios.
Consumo
Proteger a saúde do consumidor e garantir a qualidade nutricional do alimento envasado são algumas das vantagens das embalagens da Tetra Pak, que também não precisam de refrigeração no ponto de vendas.
Coleta Seletiva
A Tetra Pak incentiva cidades que adotam a coleta seletiva através da confecção de folhetos educativos e apoio técnico às prefeituras e cooperativas de catadores. Esse trabalho é fundamental para que os materiais recicláveis sejam separados.
Reciclagem
A reciclagem das embalagens da Tetra Pak começa nas indústrias de papel, em um equipamento chamado hidrapulper. Durante a agitação das embalagens, com água e sem produtos químicos, as fibras celulósicas são hidratadas, separando-se das camadas de plástico/alumínio. Essas fibras são, então, utilizadas na produção de papel reciclado para confecção de caixas e tubos pequenos. As camadas de plástico/alumínio são usadas para fabricar peças plásticas ou placas e telhas utilizadas na construção civil.

INCENTIVO À RECICLAGEM

Para viabilizar a reciclagem da embalagem cartonada, é necessário aumentar o seu valor comercial no mercado de reciclagem, viabilizando a coleta seletiva e criando um novo mercado que reutiliza esse material.
A Tetra Pak faz isso apoiando cooperativas de reciclagem, apoiando a pesquisa nas universidades e ajudando a desenvolver novos produtos.
Vejam alguns produtos que já são feitos com a embalagem cartonada:
Telha
Piso
Móveis
Caneta
Quanto mais produtos forem desenvolvidos, maior será a possibilidade de se reciclar esse tipo de embalagem. Fica a dica para os designers de produto.
Video
Vejam o video da Tetra Pak. Ele mostra do o ciclo de vida das embalagens longa vida desde a extração das matériais primas até sua completa reciclagem focando os benefícios ambientais ao longo de todo este ciclo.
Não sabe onde descartar a sua embalagem cartonada?

Veja um dos pontos de coleta seletiva no site Rota da Reciclagem:Rota da Reciclagem

Fonte:

Via: SMA Brasil 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios