Pular para o conteúdo principal

Perspectiva e refúgio num projeto de Andersson Wise Architects

O complexo mistura-se ao entorno, oferecendo perspectiva e segurança
(crédito: Andersson Wise Architects)

As pessoas sempre buscam um refúgio que lhes forneça uma bela vista do horizonte. O geógrafo britânico Jay Appleton já apontava isto em seu livro, The Experience of Landscape, de 1975. As teorias de Appleton inspiraram os arquitetos Arthur Andersson e Chris Wise, de Austin, Texas, na sua concepção de um complexo de quatro edifícios na região noroeste de Montana.
Seus clientes, Connie e Martin Stone, para quem a Andersson • Wise Architects já havia projetado uma casa em Tucson, Arizona, queria tanto perspectiva quanto refúgio em sua casa de campo em Flathead Lake, Montana. Segundo Connie, o casal sentiu que o projeto criaria "um lugar totalmente exclusivo, em que se sentiriam protegidos e junto à natureza."
Descendo um caminho estreito de cascalho através da densa floresta, primeiramente se avista a portaria do empreendimento, de 570 metros quadrados, em seguida, vem área de lazer com seus 1.600 metros quadrados, a casa de hóspedes com 630 metros quadrados, e, mais próximo ao lago, a casa principal com 980 metros. Aqui, os proprietários têm seus quartos, banheiros, sala de estar e dois escritórios.
Revestimento em achas de lenha nas paredes externas
(crédito: Andersson Wise Architects)

Cada um dos edifícios possui sua própria personalidade, mas todos mantém sua intimidade, seus espaços aconchegantes e amplas varandas. Paredes móveis oferecem conexões sem costura entre o interior e o exterior, além de vistas espetaculares do lago.
Enquanto a portaria, a casa de hóspedes e a área de lazer apresentam-se revestidas em cedro esfumaçado e telhados em aço Corten, a casa principal se destaca como a pièce de résistance. Concebida como um objeto escultural na paisagem, oferece um espaço separado para que os proprietários possam refugiar-se da família e convidados.
No lado superior da casa, os arquitetos construíram paredes com achas reutilizadas das espécies coníferas Douglas fir, larício, e outras, produtos do desmatamento no local. Cortados no tamanho padrão de lenha, os troncos são empilhados a seco de cada lado de uma camada de isolamento impermeável, e presos com fixadores cegos.



Cozinha - créditos: Andersson Arquitetos Sábio
Além disso, paredes de granito extraído localmente e um telhado verde, fazem com que a casa ganhe um aspecto de simplicidade refinada.
A casa principal, bem como os outros três edifícios no local, foi estrategicamente posicionada para evitar o bloqueio dos cursos de uma série de rios subterrâneos que correm para o lago.
Espaços aconchegantes e ampos
créditos: Andersson Arquitetos Sábio

Esses fluxos ajudam a irrigar outros espaços que foram artificialmente esculpidos no deserto, como um gramado que desce para a água. "Se eu pudesse escolher uma palavra para descrever os espaços, tanto dentro como fora", diz Connie Stone, "eu usaria o termo puro ". Tudo é resolvido, tudo está correto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios