Pular para o conteúdo principal

O NOVO TERMINAL DO AEROPORTO DE GUARULHOS


Imagens: Biselli + Katchborian Arquitetos

“A estética das aeronaves é impressionante. Quando nos aproximamos do universo da aviação, não tem como não nos envolver e tentar transpor aquilo para a arquitetura. Foi assim com Florianópolis e, agora, com Cumbica”, declara o arquiteto Mário Biselli, do escritório Biselli + Katchborian Arquitetos.



A explicação do arquiteto resume bem a inspiração do novo terminal de passageiros do aeroporto de Cumbica, o TPS 3, que não tem outra forma se não a de um avião.Com a configuração em finger – assim como os outros terminais do aeroporto -, o TPS 3 é dividido, basicamente, em dois níveis, o de embarque (acima) e o de desembarque (abaixo). Mas há ainda os níveis intermediários e um subsolo de serviços. Acima do nível de embarque está o mezanino superior, que conta com salas VIP, salas administrativas e espaço panorâmico, já entre o nível de embarque e desembarque está o mezanino de desembarque, que é onde os passageiros desembarcam, de fato, antes de descerem ao nível de desembarque, por onde chegam as bagagens e onde se encontra a saída para a “rua”.A cobertura metálica da edificação, que sugere uma espécie de "nova topografia" ao terreno, é formada por três grandes arcos ligeiramente abatidos. É a partir daí, que se fixam as regras do sistema estrutural da edificação. Enquanto, por um lado, esta cobertura desenha beirais generosos por todo o perímetro da edificação - o que ajuda no controle térmico e permite uma redução significativa do consumo de energia -, por outro, o sistema para a caixilharia será de transparência absoluta, com painéis de vidros claros de baixíssima reflexão - permitindo a entrada de luz natural difusa!Já aprovado pela Infraero, o novo terminal ocupa o lado leste do eixo definido pela torre de controle e pela central de utilidades, mas a ocupação deste espaço não foi tão fácil: quando desenharam o novo terminal, os arquitetos Mario Biselli e Artur Katchborian tinham o desafio de ocupar racionalmente o “pequeno” espaço (para um terminal) de 230 metros quadrados, que é o que sobrou para ser construído na área aeroportuária.O tempo também era um vilão na concepção inicial dos arquitetos, afinal, 2014 está aí e, com ele, a Copa do Mundo de Futebol e o aumento do fluxo nos aeroportos brasileiros. A solução foi usar muito material pré-fabricado, como garantia de execução rápida. E, material pré-fabricado, integralmente metálico!O novo terminal deve atender à demanda estimada de 19 milhões de passageiros/ano – quase o dobro do atendido hoje pelos terminais 1 e 2 juntos! É claro que, para tanto, não só os terminais de passageiros irão expandir, o sistema de pistas também será ampliado. Mas, vale ressaltar que o planejamento da Infraero prevê a conclusão de 40% da obra até o fim de 2013. Com isso, antes da Copa-2014, o aeroporto ganharia um fluxo adicional de 10 milhões de passageiros. O restante fica para depois.Novo terminal de passageiros do aeroporto de Cumbica,  TPS 3Consórcio MAG: PJJ Malucelli Arquitetura, Biselli + Katchborian Arquitetos - GPA Arquitetura, Andrade Rezende EngenhariaDiretores: arquitetos Paulo José Malucelli, Mario Biselli, Artur Katchborian e João José Malucelli, engenheiros Jefferson Andrade e Luiz CaronCoordenador técnico geral: arquiteto Marco Antonio Cals.
Fonte: ArqBacana

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios