Pular para o conteúdo principal

Exposição em Los Angeles mostra design inteligente e bonito para casas sustentáveis



Entre a longa lista de características sustentáveis das casas tem-se ventilação natural, aquecimento solar passivo e sombreamento profundo. (Imagem:ecofabulous)
 
O “Modern Living showhouse” é um exemplo inovador de uma execução funcional, bonita e acessível de projetos residenciais, utilizando materiais reaproveitados e sustentáveis. “Isto é o que acontece quando a criatividade e bom design trabalham juntos para o bem maior do meio ambiente", diz Michela O’Connor Abrams, presidente e editora da revista Dwell.
Todos os anos, a exposição conhecida como Dwell on Design, que acontece em Los Angeles, faz parceria com a Ecofabulous para projetar e decorar uma residência totalmente equipada, simbolizando a vida sustentável aspiracional. Na exposição, os participantes sentem-se em casa e entram em suas fantasias mais profundas de “vida verde”.
"Este ano é uma oportunidade completamente diferente para mostrar que qualquer estilo pode ser abordado com consciência. Eu realmente adorei as duas últimas casas, e eu estou realmente orgulhosa do que fomos capazes de fazer com elas", diz Zem Joaquin, fundadora e editora-chefe da Ecofabulous. 
Os materiais de vanguarda e tecnologias emergentes são o tema para a casa de 51m2, que está sendo montada pela construtora OneBuild. Ao trabalhar em estreita colaboração com o arquiteto Jonathan Davis, da pieceHomes, a equipe foi capaz de criar uma planta baixa funcional usando diferentes alturas de teto e muita luz natural, que ajuda a se sentir muito maior do que a sua pegada. 
"O uso do espaço é muito eficiente", diz Davis. A casa é confortável para uma ou duas pessoas. Para economizar espaço um console ajuda a partição da área externa do quarto e do quarto de dormir. "É um pedaço de gabinete autônomo que tem uma riqueza de armazenamento, bem como se torna um divisor de unidade parcial", diz Davis. Este elemento escultórico é envolto em "Plyboo", uma madeira compensada feito de ​​bambu.
Entre a longa lista de características sustentáveis da casa, variando entre ventilação natural, aquecimento solar passivo e sombreamento profundo, ela também tem uma qualidade única, para uma pré-fabricada: uma sub-base de concreto. Este piso de 11cm de espessura não só adiciona estabilidade à estrutura, como possui uma série de tubos de água quente que passam através do piso oferecendo uma maneira extremamente eficiente para aquecer a casa, que também vem pronta para a energia fotovoltaica e instalações solares de água quente. 
A escolha dos dispositivos elétricos, superfícies e mobiliários são cheios de surpresa, disse Zem. "Isso vai realmente gerar novas idéias para as pessoas e mudar a maneira como elas pensam no projeto de uma casa, da qualidade do ar interior à redução de recursos." 
Evidências podem ser encontradas no banheiro, onde telhas por seixos são feitas de vidro reciclado, bem como uma argamassa feita a partir de 80% de vidro reciclado pós-consumo, além dos pisos que são de cortiça renovável. 
Uma das texturas mais diferentes pode ser encontrada no exterior da casa, um material chamado EcoClad, que usa papel reciclado e fibra de bambu para criar uma resina à base de vegetais que tem capacidade de ser transformada em vários tamanhos e grãos. "É de muito baixa manutenção", diz Davis. Zem aponta um aspecto ainda mais importante: "Isso nunca precisará ser pintado." 
A casa saiu de Los Angeles em 26 de junho e permanecerá exposta virtualmente no site de compras eBay, onde está disponível para um leilão que corre junto à exposição. 
Fonte: Ciclo Vivo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casas Sustentáveis

Diversos modelos e ideias ou projetos de casas sustentáveis bem legais! Divirta-se e apreciem os modelos sem moderação! Captação de água e circulação de ar que mantém a temperatura agradável.  Ideias para aplicar em casas já construídas! Telhado verde! Tendência e obrigatoriedade em alguns países! Este modelo apresenta novas tecnologias! Lâmpadas com energia eólica! Captação de água e armazenamento. Fonte: Bioconservation

Aprenda a produzir gás metano em casa com um Biodigestor Caseiro

A geração de lixo, felizmente, pode ser uma aliada ao seu bolso e ao meio ambiente. A produção de gás natural é feita a partir do processo anaeróbionatural de decomposição realizado dentro de um biodigestor, o qual produz em especial o gás metano que tem um potencial de agravamento do efeito estufa muito maior do que o CO². Por conta disso, a utilização do metano como combustível -para fogões, por exemplo- passa a se tornar uma alternativa mais limpa, pois a partir desse processo você evita que metano seja liberado para a atmosfera naturalmente. Além disso, outro ponto positivo para a adaptação de um biodigestor caseiro é a autonomia gerada pela produção residencial do gás, pois após feito o biodigestor, você não precisará mais se preocupar em comprar gás butano. Já podem ser encontrados vários tipos de biodigestores a venda por um preço não tão elevado, contudo, essas câmaras de decomposição possuem um funcionamento tão simples a ponto de você poder produzir o seu próprio bio

Como Assentar um Piso Drenante?

O piso drenante não é apenas um piso pré moldado em placas de concreto drenante, é na verdade um sistema que engloba os materiais de assentamento formando uma escala granulométrica que drena as águas pluviais para o solo. As placas de piso não podem ser assentadas diretamente sobre a terra, pois a mesma irá entupir os vazios da placa de concreto evitando o correto funcionamento. A placa drenante deve ser assentada em um colchão drenante da seguinte forma de acordo com o manual técnico da Segato Pisos do Brasil: -Espalhar sobre o solo compactado uma camada de brita de aproximadamente 12cm de espessura. -Sobre a camada de brita, espalhar uma camada de Areia de aproximadamente 7cm de espessura. -Fazer colocação das placas usando uma linha de nylon para orientar no alinhamento e nivelamento. -A colocação tem que ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Seguindo essas regras, teremos um piso ecologicamente correto podendo participar dos projetos com princípios